Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

almas perfumadas

Por vezes, muitas vezes mesmo, o mundo parece um lugar estranho. No entanto, nas situações mais difíceis, é importante lembrar que podemos encontrar beleza e esperança em pequenos momentos, gestos e memórias.

vidas difícies

03.11.24

povo que lavas no rio.jpg

Quando as contas sobem e todas as despesas, voltamos ao tempo antigo em que a roupa era lavada à mão nas nascentes  que eram preparadas com pedras para essa função, ou na ribeira, com os pés dentro de água.O único problema é que a idade não é a mesma, as mãos não tem a mesma força, nem suportam da mesma forma a água fria.Dizem que as gentes da Beira são rijas.... eu direi que sofreram muito no passado e estamos a voltar ao tempo dos trabalhos artesanais para poupar. E pergunto o país está a evoluir ou a regredir?  ( as pessoas cada vez com mais dificuldades). E a este juntam-se muitos outros sacrifícios...

Vivo num povoamento disperso, perto de duas vilas. As pessoas juntaram-se todas para arranjar um forno de cozer pão a lenha, porque é outra despesa... e dos seus cereais, amassam, deixam levedar, aquecem o forno e cozem o pão. É saudável, mas dá muito trabalho... para pessoas com um média de 70 anos de idade!  Ajudo em tudo o que posso, porque é este o sentido de viver em comunidade no mundo rural.

2 comentários

Comentar post